Tipos de Argilas Terapêuticas

Argila Negra - Material muito nobre, raramente encontrado tão puro; é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de alúminio e silício e baixo percentural de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. Tem ação anti-inflamatória, anti-artrósica, e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo desta forma a reprodução celular.

Argila Amarela - Rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem efeito hidratante e na elasticidade da pele, reduzindo as inflamações.


Argila Branca - É uma argila primária resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e xampus para cabelos secos.


Argila Verde - sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos.


Argila Vermelha - É uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, redutora de pesos e medidas. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Argila Rosa: Revitaliza a pele, oferecendo mais brilho, desenvolve a luminosidade natrual da pele, aumenta a circulação. É indicada para peles sensíveis pois auxilia na quema e na drenagem de celulites e gorduras localizadas.

Argila Marrom - É indicada para tratamentos costméticos como rejuvenecedor do tecido, é eficaz contra acne, assim como reumatismo, artrite, bursite, artrose e luxações..

Argila Cinza - Aplicações: varizes, artirite, artorese, reumatismo, contusões, LER (lesão por esforço repetitivo), clareadorea de manchas, excelente esfoliador, redutor de pesos e medidas, retarda envelhecimento.